terça-feira, 2 de outubro de 2012

Limão – Uma fruta sábia e eficaz também na limpeza


Já conhecemos os benefícios do limão em nossa alimentação. Consumimos de diversas formas, chá, suco, tempero de saladas, carnes... Bastam algumas gotinhas, raspas e pronto, já temos pratos saborosos.

O limão pode dar uma ajuda extra em nossas tarefas domésticas. Além de substituir alguns produtos de limpeza, remove manchas e espanta insetos.

Vamos às dicas:

- Eliminando odores de alimentos fortes como peixe, alho, cebola ou aquele cheirinho desagradável de uma comida esquecida na geladeira ou microondas. Basta espremer um limão e colocar o suco em recipiente aberto por algum tempo no local. Pronto!! Problema resolvido.

- Alguns alimentos exalam cheiro forte na hora do cozimento. Basta colocar algumas fatias de limão na água.

- Ah!! Você sabia que o limão também aromatiza o ambiente? Para retirar aquele cheiro de gordura, peixe frito? Pois é, basta ferver a casca de limão na água por alguns minutos. Problema resolvido.

Aranhas, formigas e pulgas são muito sensíveis a cheiros. Então, vamos espantá-las com suco de limão coado diluído em um litro d’água? Aplique essa solução na limpeza do chão, vidros, janelas e rodapés. Bichinhos, vocês já eram!!


O limão também substitui alguns produtos de limpeza nas atividades domésticas. Tira manchas difíceis de vidros e espelhos. ½ suco de limão em bacia com água, aplicada em movimentos circulares. Finalize, aplicando um pano seco e macio no local. Não se esqueça de usar luvas de borracha para manusear o limão.

E aquelas manchinhas indesejadas de suor, mofo, vinho e gordura em tecidos de roupas, tapetes, lençol, entre outros? Basta colocar a peça manchada de molho em água e aplicar uma mistura de limão e sal em cima da mancha e esfregar bem.
Você pode usar a mesma técnica para tirar manchas de suor em blusas e camisas brancas. Depois de algumas lavagens com essa solução, a mancha simplesmente desaparece. Não esqueça de enxaguar bem a peça antes de colocá-la para secar.

- Para remover ferrugem e retirar manchas difíceis do vaso sanitário, misture suco de limão na água, esfregue e deixe por alguns minutos, depois é só enxaguar.

Para manter panelas e utensílios de aço inox ou alumínio mais limpos e brilhantes – corte o limão ao meio, mergulhe no sal e esfregue sobre a superfície manchada. Enxágüe bem.

Você também pode guardar as metades do limão que foram utilizadas em alimentos em pote ou saco plástico na geladeira para usar na limpeza de inox ou alumínio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário