sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cuidado com o Alzheimer


Essa doença chega muito silenciosa, um pequeno esquecimento mês passado, como onde guardei mesmo aqueles brincos, aquele comprovante de compra? Passado algum tempo, novo esquecimento, fui buscar alguma coisa e... esqueci o que fui buscar. É sempre assim. Por isso mesmo chegamos a pensar em estafa, cansaço, esquecimentos corriqueiros.

E..., pode ser apenas isso mesmo!!! Complicado, não é?

Agora você deve estar se perguntando: volta e meia esqueço alguma coisa, como a data de aniversário de um grande amigo, ou, foi semana passada que encontrei fulano? Quem estava naquela noite no barzinho? Eu, você, fulano, .... como é mesmo o nome daquele amigo?? Então, já estou com o Mal de Alzheimer?

Claro que não. O Mal de Alzheimer demora muito tempo para ser diagnosticado. Nem mesmo uma seqüência de esquecimentos é considerada como sintoma de Alzheimer. E o pior, nem sempre aparece em exames médicos específicos. E, quando aparece, aí é tarde demais. A doença já existe e o melhor que pode ser feito é retardar o desenvolvimento dela. Perigoso, não é?

E vem a segunda pergunta. Como vou escapar dessa doença?

Simples, você precisa trabalhar seu cérebro com exercícios diferentes. Vamos chamar de Ginástica para o Cérebro e quanto mais cedo começar, melhor para você.

Algumas dicas:

- Trocar de mão para fazer algo que você faz sem pensar, como escovar os dentes, pentear seus cabelos, abrir a porta, pegar objetos, é muito bom para seu cérebro. O simples gesto de contrariar a rotina, estimulando seu cérebro, melhora a concentração, treina a criatividade e a inteligência, realizando assim o exercício.

Aproximadamente 80% de nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas simples, apesar de reduzir o esforço intelectual, limitam nosso cérebro. Então, precisamos exercitar na concentração do pensar somente na tarefa que estamos executando, como escovar os dentes com a outra mão é um trabalho adicional para nosso cérebro.

- Andar pela casa de trás para frente. Os chineses utilizam essa técnica. Se você tentar, vai ver a dificuldade inicial e com o tempo.... dá até para participar de uma corridinha. 

- Se vista com os olhos fechados. Simples, não é? Se já venceu essa etapa, comece a pegar o que deseja trocar em seu armário de olhos fechados? Vai aumentando a dificuldade. É muito bom. No início ficamos totalmente atrapalhados, leve na brincadeira. Depois... a facilidade. Aí... aumente a dificuldade, crie outras alternativas. 

- Estimule o paladar, coma coisas diferentes.

- Veja fotos de cabeça para baixo.

- Faça um novo caminho para o trabalho, escola, mercado, etc. Mude a rotina, atravesse a rua, procure observar o que tem de diferente. Mude sempre.

- Mude o mouse de lado, nem que seja por 5 minutinhos, depois vai aumentando o tempo. 

A proposta é fazer com que seu cérebro seja exercitado dentro de sua rotina com coisas completamente inusitadas.


Procure inventar coisas diferentes que estimule seu cérebro. Um curso de línguas, de dança, um coral. Ah!!! A Música é fundamental para o equilíbrio de nosso cérebro. Sem ela, não somos ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário